terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Posições básicas do Ballet.


Olá!!

Hoje vou falar um pouco das posições básicas que aprendemos desde cedo no Ballet.




As Posições dos Braços – Os braços são a moldura da bailarina
Os braços são de extrema importância na execução da dança, podendo valorizar ou prejudicar uma coreografia. Quando se diz braços, inclui-se as mãos e os dedos também. Na medida em que o aluno vai aperfeiçoando sua técnica, os braços podem passar das posições preparatórias e demi-seconde, para participar mais ativamente dos movimentos executados, numa coordenação perfeita de pernas, tronco, cabeça e braços.
O professor deve fazer de início um trabalho preparatório com seus alunos, ou seja, exercitar bastante as posições e os portamentos de braços, sempre chamando a atenção para a beleza, harmonia, firmeza e expressividade dos braços.
Cuidar sempre de: – Conversar a linha dos braços, levemente arredondadas.
- Palma da mãe virada para dentro, dedos unidos e do dedo polegar naturalmente escondido atrás dos outros dedos.
- Não deixar os cotovelos caírem, a fim de trabalhar a força muscular dos braços apropriadamente.
- Deixar a mão seguir a linha do braço, para um melhor alongamento.
As  escolas Russa, Italiana, Inglesa e Francesa tem divergências quanto à denominação e aos estilos em algumas posições.

Posições dos Braços – Métodos
CECHETTI
1ª posição: aos braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas.
2ª posição: os braços são esticados para os lados numa linha em que o cotovelo fique ligeiramente mais baixo do que o ombro e o pulso ligeiramente mais que o cotovelo. As palmas das mãos ficam de frente para o público. Existe também uma demi-seconde posição dos braços.
3ª posição: os braços são esticados com um deles curvado na frente do corpo na 5ª posição em bas e o outro ligeiramente arredondado e aberto para um lado como na posição demi-seconde.
4ª posição: Há duas:
en avant: um braço é aberto na segunda posição e o outro arredondado e levantado na frente do corpo na linha das costelas inferiores, formando a metade da quinta posição em avant.
en haut: um braço é aberto na segunda posição enquanto o outro é levantado acima da cabeça, formando a metade da quinta posição em haut.
Quando os braços estiverem em arabesco, o braço da frente diz-se estar na quarta posição em frente e o braço de trás, diz se estar estendido na quarta posição atrás.
5ª posição: sempre que os braços formarem um círculo diz-se que estão na quinta posição. Há três quintas posições dos braços:
: 5 ª posição em bas ou apara baixo na qual os braços arredondados pousam nas coxas.
- 2ª: 5ª posição: em avant ou para frente na qual os braços arredondados são levantados na frente do corpo.
: 5 ª posição: em haut ou para cima na qual os braços arredondados são levantados acima da cabeça.
FRANCÊS
Posição preparatória ou braços em repouso. Os braços são ligeiramente arredondados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos nas coxas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo. Corresponde ao Cecchetti quinta posição em avant.
2ª posição: os braços são mantidos afastados dos lados como na posição Cecchetti.
3ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto  o outro é mantido para um lado. Também denominado Brás em attitude. Corresponde à quarta posição em haut do método Cecchetti.
4ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é curvado na frente do corpo.
5ª posição: ambos os braços são curvados acima da cebça como na quinta posição em haut. Esta posição é também chamada Brás em courvonne.
VAGANOVA
Posição preparatória: braços curvados e mantidos na frente do corpo. Corresponde à quinta posição Cecchetti em bas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo no nível de estomago. Corresponde à quinta posição Cecchetti em avant.
2ª posição: braços flexionados para os lados, cotovelos ligeiramente arredondados, com o antebraço, do cotovelo até o sulco, no mesmo nível do cotovelo.
3 ª posição: braços em círculo acima da cabeça correspondem a quinta posição Cecchetti em haut.
Pernas e Pés:

As cinco posições: Definidas pelo francês Pierre Beauchamps, elas descrevem o começo ou o fim obrigatório de todos os passos, além de estarem intermediando as demais marcações. 


Na 1ª posição os pés devem estar en dehors (abertos) , calcanhares se encontrando (se você for iniciante, e não consegue juntar os calcanhares, pode afastá-los um pouco); a cava do pé deve estar para cima (borda externa do pé toda no chão). Os braços ficam abaixo da altura do seio à frente, arredondados.

Na 2ª posição os pés devem ficar mais distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro; a cava do pé continua para cima e a base do pé firme ao chão. Os braços agora continuam arredondados, só que abertos para os lados. Eles não devem ultrapassar dos ombros. Cuidado! A mão segue a linha do braço. Não deixe a mão caída. Fica muito feio.

Na 3ª posição é menos utilizada que as outras, e menos conhecida também. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna de base “colado” atrás do calcanhar calcanhar da perna à frente. O braço da perna de trás deve estar arredondado e baixo ou à frente do tronco, enquanto o braço da perna da frente fica aberto como o braço da segunda posição, sem flexionar o corpo para o lado do mesmo, podendo este ser diferente.

A 4ª posição se assemelha à terceira, mas os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. Os calcanhares tem que se encontrar em linha, ou então, se você já consegue, a ponta do pé da perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. A preocupação na quarta posição é para que o pé não fique “torto”, então deve-se mantê-lo bem aberto (isso se deve à colocação da coxa bem en dehors), seguindo o princípio da cava do pé das outras posições. O braço da perna de trás deve ficar levantado e arredondado, ligeiramente mais à frente que a cabeça, enquanto o braço da perna da frente fica aberto para o lado da perna, arredondado.

A 5ª e última posição mostra-se como uma das mais difíceis juntamente com a quarta, pois deve-se manter os pés o mais aberto possível, e as coxas às vezes impedem isto. Nela, a ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a outra. Os dois braços devem erguer-se de forma arredondada igualada, mantendo-se sempre ligeiramente à frente da cabeça e as mãos a uma distância mais ou menos de 3 a 4 dedos.

O post ficou grande, mas vale a pena conferir.
Espero que gostem.
Um beijo.

Nenhum comentário: