domingo, 24 de maio de 2009

Eu fui ver GISELLE!!!


O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet e tendo a prestigiada Alicia Alonso como fundadora e primeira bailarina, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais, que até hoje, são dirigidos pela Diva do ballet - que inclusive estará no Brasil para esta turnê.O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959, quando passou por um novo programa cultural, com a contratação de novas bailarinas, coreógrafos, professores e outros profissionais do setor. A partir daí, apresentou crescimento e reconhecimento vertiginoso, tornando-se famoso além das fronteiras de Cuba.Desde o princípio, o Ballet segue a tradição romântica e clássica, concedendo aos coreógrafos a possibilidade de trabalhar com clássicos como "Giselle" e "O Lago dos Cisnes", além de repertórios mais modernos como Petruschka, por exemplo.O Ballet cubano traz uma sensualidade latina indescritível, fruto da mistura de raças e culturas presentes no país. A veia caliente dos bailarinos cria um clima especial, com passos leves, cheios de paixão e de uma grandiosa beleza. Paralelamente a uma intensa programação em seu próprio país, onde conseguiu projetar socialmente sua arte entre as classes mais populares, o Ballet Nacional de Cuba desenvolve anualmente uma turnê internacional, passando pela Europa, Ásia e Américas, recebendo elogios de críticos renomados em todo o mundo.


Giselle


Esse ballet da era romântica e que emociona qualquer um que é louco por ballet! Foi dançado primeiro em Paris em 1840 no qual em seu primeiro ato é representado pela jovem camponesa que se apaixona por Abrecht que fica disfarçado em ser um camponês no qual era noivo da princesa do reino. Giselle ao descobrir entar em estagio de loucura e acaba morrendo!No segundo ato Giselle é recebida por Willis que também foram jovens noivas que morreram enganadas pelo amado! Myrtha que é a rainha das Willis ordena que Giselle faça o Abreth dançar até morrer ,mas o amor de Giselle fala mais alto e ela não cumpre e impede a Myrtha de o mata-lo. Ao soar meia noite é hora das Willis irem e Giselle também deixando o seu amado e perdoado e dizendo sempre que eternamente sempre o amará!...



Minha professora de ballet me ligou convidando para assistir com ela, já que havia ganhado dois ingressos, claro que aceitei o convite e fiquei feliz da vida. Foi maravilhoso, eu amei!!!

6 comentários:

Carolina Paes de Barros disse...

Foi demais mesmo néé! Nada como assistir um repertório num palco, ainda mais por uma companhia tão grande. *-*

Anônimo disse...

Ah que sonho! *--*
Queria tanto ter ido, mais pela data em SP ter sido na semana e pelo alto preço não pude nem cogitar essa ideia, amo Giselle e ainda interpretado pelo BNC, deve ter sido fantástico não é?

Beijos ^^

Ana Paula disse...

Eu vou assistir sábado aqui em Curitiba :) . To ansiosa...

Carol Lancelloti disse...

hunf
nao tive din din pra ver! =[

disse...

Ah, deve ter sido maravilhoso mesmo! Giselle é um dos meus ballets preferidos! Não sei porquê diabos eu deixei de ir ver no Rio! =/

Se puder, passa depois no meu: www.lavieenpointe.wordpress.com !

Beijos!

Ana Curcelli disse...

Nossa Fê foi tão legal!... tanta coisa pra falar... Mas agora vamos esperar o próximo Ballet pra assistirmos... super beijo!