sábado, 2 de maio de 2009

ALONGAMENTO!


Cada um difere de todos os demais no que se refere a força, resistência, flexibilidade e temperamento, porém, se você conhecer o seu corpo e as necessidades que o animam, será capaz de desenvolver seu próprio potencial. Atualmente, milhões de pessoas estão descobrindo os benefícios do movimento.Os alongamentos são elos importantes entre a vida sedentária e a ativa. Mantém os músculos flexíveis e ajudam aconcretizar a atividade vigorosa, sem tensões indevidas.São muito importantes para pessoas que correm, andam debicicleta, dançam ou fazem outros exercícios desgastantes, pois, atividades como estas causam tensões einflexibilidade. Os alongamentos ajudam na prevenção de lesões comuns, tais como, distensão de canela,inflamação do tendão de Aquiles em corredores, e ombros e cotovelos doloridos, nos tenistas. É bom saber que os alongamentos são fáceis, mas quando feitos de forma incorreta, podem fazer mais mal do que bem.


Técnicas Corretas

Não é preciso forçar os limites, não deve ser uma questão de competição ver até onde consegue se alongar.Os alongamentos devem ser feitos sob medida, conforme a estrutura muscular, a flexibilidade, e de acordo com osdiversos níveis de tensão. O ponto chave é a regularidade com o relaxamento. A redução da tensão muscular promove movimentos mais soltos, e não um esforço concentrado para conseguir total flexibilidade, que frequentemente conduza superestiramentos e a lesões. Fazer alongamento não provoca lesões, é algo pacífico, suas sensações sutis erevigorantes permitem a sintonia com os músculos. Não é preciso submeter-se a disciplinas, fazer alongamentos proporciona liberdade. Mas é necessário que se pratique devagar, especialmente no início. Comece de leve e seja constante. Afinal, não há como entrar em forma no primeiro dia.Todos podem fazer alongamentos, independente da idade ou flexibilidade. Não é necessário estar no ponto máximo de condição física, nem possuir habilidades atléticas.Se você tiver sofrido algum problema físico, uma cirurgia nas articulações e músculos, ou se vier de inatividade ou vida sedentária, é bom consultar um médico antes de começar um programa de exercícios ou alongamento.


POR QUE FAZER?

Reduz as tensões musculares e dão a sensação de um corpo mais relaxado. Servem de benefícios para a coordenação. Aumentam o âmbito de movimentação. Previne lesões como distensões musculares, pois um músculo alongado resiste mais às tensões. Facilita as atividades de desgaste como corridas, tênis. Desenvolve a consciência corporal e aprende a se conhecer. Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais. Ativa a circulação. É gostoso, é bom!


fonte: revista Você e a Dança


Nas aulas de Ballet que eu frequento, fazemos um alongamento no inicio da aula, envolvendo o corpo todo, desde o pescoço, vertebras, costelas, pernas e pés. Eu particularmente me sinto "solta" quando faço esses movimentos que minha professora ensinou, fico mais "relaxada" e pronta pra dançar. Depois dos exercícios na barra temos o centro, onde novamente alongamos, com os espacates, em paralelo, borboletas e sapinhos. Eu particularmente acho que tenho uma grande facilidade em alongamentos, porém tenho que tomar muitos cuidados para não me lesar como já aconteceram duas vezes...e ainda sinto um pouco minha virilha esquerda.....

Algumas vezes minha professora faz esses alongamentos em dupla, no qual uma ajuda a outra, é bem legal. Teve aulas tbm de puro alongamento...que eu gosto muito tbm..mas falando sério..eu prefiro dançar!!!!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

ai ai ai O Alongamento!
Preciso tanto (mais quem não precisa né?)
Eu sou até flexível mais ao mesmo tempo sou meio tensa, e tenho alguns problemas nos tendões da perna e do braço, por isso não dispenso nunca as minhas aulas de alongamento, no momento é uma das coisas que eu mais estou priorizando.

Beijos ;)

Sabrina Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina Vaz disse...

Ai, alongamento... sabe? Eu AMO dor do alongamento! Eu faço ginática rítmica, e a gente faz de tudo para ter flexibilidade!

Parabens pelo seu blog!
me identifiquei muito!

beijos
e sucesso!

Jessy disse...

Menina, como eh importante alongar, neh? previne varios problemas... e tb evita q a gente sinta dores apos praticar os exercicios do ballet! Tudo de bom o post, e valeu as dicas!
Bjos!

Leticia disse...

Fê!!
Não é que procurando coisas de ballet encontrei o seu blog??? Adorei!
Bjooo! Lê

Ana Curcelli disse...

Fê, acho que vc tem condições de fazer esse espacate na parede (igual o da foto), o que acha??? super beijo!!!

Carolina disse...

Eu faço alongamentos Todos os dias...mas não sei se estão sendo feitos de Forma correta,pois sinto muita dor na virilha diretia.Tento fazer o espacate e sempre que tento doi...o que posso fazer para conseguir fazer e sem dor?

Fernanda Angeli disse...

Oi Carolina.
Eu tbm estou sentindo muita dor na virilha direita q desce até o joelho..ora melhora, ora doi de novo...acho q tive uma forte distenção muscular..o melhor seria que nós fossemos procurar um médico né..
Mesmo assim o melhor é indo aos poucos..e qdo começar a doer não forçar...é isso q eu tenho feito.
Um beijo.

Anônimo disse...

eu danço coreografia... procuro alguns exercicos .. de alongamento ...

admiro vocs pos já fiz ballet !

mais naum terminei :S

bjo .. pra todaas...

Anônimo disse...

Eu sou bailarina já desde uns 5 anos de idade e hoje eu tenho 13 anos de idade..
E tenho certeza que o alongamento nos ajuda bastante eu amo me alongar..
E agora que virei professora de ballet eu quero passar tudo que sei para meus alunos.

DICA:
quando eu tinha dor na virilha eu fazia borboletinha e sapinho e me sentia bem..

A vida dos adolescentes disse...

nossa eu ja so experiente em fazer abertura...doi um pouco no inicio mais vale a pena na faze do bale estou no avaçado e muito legal mais doi, tem que se alongar bastante...pode-se sentir dores quando chegar em casa pra dormir tbm..entao va com calma nao seja direto nao hora da abertura pode rasgar seu musculo e isso doi muio....

Alice Guedes * disse...

Oi, aqui é a Alice, Stefanie e Esther. Somos donas do blog dancandopravida.blogspot.com
Visitem, deixem comentarios !

Águias da Dança disse...

Adorei seu blog... muito especial mesmo, principalmente esta postagem sobre flexibilidade... Vlw!!!

maria bailarina disse...

bom,amei o seu blog ele me ajudou bastante começei a fazer ballet nesse ano e gostei muito desde ja eu estava com medo da professora naum gostar de mim mas agora com esse alongamento to mole,mole amei
bjs (ai ai ai...)