quarta-feira, 10 de junho de 2009

ARABESQUE!



Para mim o Arabesque é uma das posições mais lindas do Ballet, onde a postura é perfeita, o corpo se aloga, se expande e a força que fazemos para ficar nessa posição é incrível!


Quando vejo uma foto, alguém fazendo num espetáculo, ou na aula fico, empolgada e com muita vontade de conseguir desenvolver essa posição e deixá-la perfeita, mas isso requer um pouco de tempo e treinos, muitos treinos....




Característica: O arabesque constitui uma das poses básicas do Ballet Clássico. A denominação "arabesque" provém da forma de ornamento (arabesco), mourisco. Para desenvolver a pose de arabesque, o corpo apóia-se sobre uma das pernas (sustentando a rotação de en dehors), mantendo a outra posicionada atrás, completamente estendida, formando um ângulo de 90 graus com a perna de base. O tronco direcionado para frente deve estar completamente alongado, a coluna muito viva e ascendente, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição determinada, estabelecendo a continuidade harmônica da linha desenvolvida desde a ponta do pé (da perna em arabesque), até os dedos da mão, fluindo sem tensão pela ponta dos dedos. Esta fluidez, não estática, faz com que a plasticidade da forma do arabesque desenvolva a unidade como um todo, expandindo-se e mantendo a visualização dinâmica das linhas, no espaço. A expansão e alongamento das linhas do arabesque é conseguido através da estabilidade contínua da pose (mantida através da respiração constante das articulações e da harmonia das forças contrárias e complementares), que deve estar em equilíbrio, ou seja, em "movimento". Os arabesques são utilizados tanto nos Adágios como nos Allegros brilhantes. A Escola Italiana apresenta cinco variações de Arabesques e a Escola Russa apresenta quatro variações.




9 comentários:

Bailarina Sonhadora disse...

adoooooooro arabesque! é o passo que eu faço melhor! mas eu acho que essa primeira foto é um attitude hein? :p
beijinhos!

Carolina Paes de Barros disse...

É, na primeira foto não dar pra ver direito porque tá em preto e branco... Arabesque é muito lindo *-*

Thays disse...

Realmente! Arabesque é um dos passos mais perfeitos do ballet! E haja força pra sustentar!!

Ana Curcelli disse...

Fê vc precisa treinar + esses arabesques hein!!!... rsrsrsrs (sério)
Amei essa a foto pb
Beijokas e saudades master!!!

disse...

Ah, o arabesque... Não parece que é rídiculo? Mas haja perna, haja abdomen, haja costas pra sustentar um! E se não doem as costas, não tá certo. hahahaha!

Brigada pelo comentário no blog! =)
Beijão!

Anônimo disse...

Realmente umas das posições mais lindas do Ballet, a estética é perfeita (quando bem executado, é claro, rsrs) :D
Lindas as fotos, essa última está demais, super alongadinha essa menina *-*

Beijos

Mari disse...

Aaah essa é uma dos meus passos favoritos tb! Lindas fotos! Adorei o blog!

Lai disse...

O arabesque é mesmo um passo muito lindo, e haja força, mais como sabemos, bailarina é superação!!
Adorei a foto.

Victor disse...

é muito lindo mesmo, de ver e de fazer. Aprendi na última aula a como realizá-lo, ainda com a perna só a 90º: realmente exige muita técnica, mas o resultado plástico é lindo (imagina vinte pessoas fazendo arabesques ao mesmo tempo - sem a barra)