terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lesões no Ballet

Olá queridos!

Recebi a um tempinho um e-mail do Dr. João Paris Buarque de Hollanda,  médico ortopedista especializado em traumatologia esportiva e hoje trabalha junto a companhia de dança Cisne Negro. No e-mail ele apresenta seu site "Lesões na Dança" realmente muito bom e importantíssimo para quem pratica o ballet. Achei muito válido e decidi dividir um pouco das minhas dúvidas com vocês. Por e-mail mesmo conversamos e fiz algumas perguntas a ele que achei interessantes, segue agora para vocês algumas das minhas dúvidas respondidas.

Quais são as lesões mais frequentes que podem ocorrer durante a prática do ballet?  

O ballet envolve o corpo de uma forma completa, e da mesma forma as lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As lesões nos braços no geral são pouco frequentes, mas no caso dos bailarinos homens, que realizam os movimentos de portê e têm que levantar suas parceiras, o esforço sobre os braços passa a ser grande e pode resultar em lesões. A coluna foi, em uma avaliação que fizemos na Santa Casa de São Paulo, o local mais freqüente de queixas entre 239 bailarinos, mas na maioria das vezes estas queixas eram pouco limitantes. O quadril, pelo contrario, embora não fosse um local tão freqüente de queixas, quando foram referidas estas eram bastante incapacitantes. O joelho e, em segundo lugar, o tornozelo, além de serem bastante acometidos por dores estas eram na maioria das vezes bastante incapacitantes, de forme que eu diria que são as regiões do corpo mais problemáticas para os bailarinos.


- Quais são as causas dessas lesões e seus tratamentos?

- O que o bailarino pode fazer para evitar que ocorra qualquer lesão?

Responderei a estas duas perguntas junto. Existem quatro fatores no ballet diretamente relacionados com as lesões: o trabalho de ponta, a posição em dehors, a grande flexibilidade de todas as articulações do corpo e a idade precoce com que a maioria dos bailarinos iniciam a prática da dança. Além disso, outros fatores frequentemente relacionados são o tipo de solo em que a dança e praticada (quanto menos rígido o solo menor o risco de lesões, devido à falta de amortecimento), o uso de sapatilhas bastante desgastadas e a falta de preparo muscular para certos tipos de exercícios.

É importante primeiramente que a bailarina trace objetivos. Se o objetivo é apenas se divertir e ter uma forma de recreação ela não deve, por exemplo, ser colocada na ponta. A ponta exige um preparo muito grande, e se feito de forma inadequada certamente aumentará o risco de lesões. Se a bailarina quiser dançar em alto nível, não terá como evitar os exercícios de ponta, mas neste caso terá que fazer todo um preparo prévio do corpo antes de subir na ponta, e ainda assim tem que saber que estará mais predisposta a lesões.

Outro fator importante na prevenção é a avaliação precoce das dores. As lesões costumam ter um tratamento muito mais fácil no começo, de forma que o diagnóstico precoce é também uma forma de prevenção, uma vez que evita o agravamento da lesão.


- Quais exercícios são os mais indicados para ganhar mais abertura?

Os bailarinos e professores saberão melhor do que eu quais os exercícios mais indicados para isso, o que eu posso dizer um pouco é sobre como isso se corrrelaciona com as lesões.

O que é preconizado pelas escolas de ballet é que se consiga o alinhamento dos pés em 180 graus, 90 graus em cada perna. Esta abertura deve ser feita com 70 graus de rotação no quadril, 15 graus no tornozelo e 5 graus no joelho. O quadril, porém, é uma articulação concebida para dar estabilidade, e não para promover uma movimentação excessiva, como é o caso por exemplo do ombro. A própria estrutura óssea do quadril impede o excesso de movimento, e raramente o bailarino consegue atingir os 70 graus no quadril. Isso não será modificado pelo treinamento, exceto em idades bastante precoces. Obviamente, a estrutura óssea permite mobilidade maior ou menor em cada pessoa, de forma que uns conseguem mais abertura do que outros. A mensabem que é importante passar para os bailarinos e professores, portanto, é que deve-se respeitar o limite de cada um. Caso contrário, a tentativa desesperada de se ganhar mais abertura vai levar a um maior estresse sobre o joelho e tornozelo, tentando ganhar mais abertura nestes locais. Além de isso ser esteticamente feio e impedir a realização de certos movimentos em sua perfeição, irá colocar a dançarina sob maior risco de lesão.

- Como obter uma postura melhor durante os exercícios?

A postura está diretamente correlacionada com força e alongamento das musculaturas. Bailarinos que não possuem boa postura devem procurar mesclar a dança com outras atividades concebidas com este fim, como por exemplo o pilates.

Espero que tenham gostado e qualquer outra dúvida podem entrar em contato comigo ou com ele mesmo.

Dr. João Paris Buarque de Hollanda

Um beijo.
  
  

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Posições básicas do Ballet.


Olá!!

Hoje vou falar um pouco das posições básicas que aprendemos desde cedo no Ballet.




As Posições dos Braços – Os braços são a moldura da bailarina
Os braços são de extrema importância na execução da dança, podendo valorizar ou prejudicar uma coreografia. Quando se diz braços, inclui-se as mãos e os dedos também. Na medida em que o aluno vai aperfeiçoando sua técnica, os braços podem passar das posições preparatórias e demi-seconde, para participar mais ativamente dos movimentos executados, numa coordenação perfeita de pernas, tronco, cabeça e braços.
O professor deve fazer de início um trabalho preparatório com seus alunos, ou seja, exercitar bastante as posições e os portamentos de braços, sempre chamando a atenção para a beleza, harmonia, firmeza e expressividade dos braços.
Cuidar sempre de: – Conversar a linha dos braços, levemente arredondadas.
- Palma da mãe virada para dentro, dedos unidos e do dedo polegar naturalmente escondido atrás dos outros dedos.
- Não deixar os cotovelos caírem, a fim de trabalhar a força muscular dos braços apropriadamente.
- Deixar a mão seguir a linha do braço, para um melhor alongamento.
As  escolas Russa, Italiana, Inglesa e Francesa tem divergências quanto à denominação e aos estilos em algumas posições.

Posições dos Braços – Métodos
CECHETTI
1ª posição: aos braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas.
2ª posição: os braços são esticados para os lados numa linha em que o cotovelo fique ligeiramente mais baixo do que o ombro e o pulso ligeiramente mais que o cotovelo. As palmas das mãos ficam de frente para o público. Existe também uma demi-seconde posição dos braços.
3ª posição: os braços são esticados com um deles curvado na frente do corpo na 5ª posição em bas e o outro ligeiramente arredondado e aberto para um lado como na posição demi-seconde.
4ª posição: Há duas:
en avant: um braço é aberto na segunda posição e o outro arredondado e levantado na frente do corpo na linha das costelas inferiores, formando a metade da quinta posição em avant.
en haut: um braço é aberto na segunda posição enquanto o outro é levantado acima da cabeça, formando a metade da quinta posição em haut.
Quando os braços estiverem em arabesco, o braço da frente diz-se estar na quarta posição em frente e o braço de trás, diz se estar estendido na quarta posição atrás.
5ª posição: sempre que os braços formarem um círculo diz-se que estão na quinta posição. Há três quintas posições dos braços:
: 5 ª posição em bas ou apara baixo na qual os braços arredondados pousam nas coxas.
- 2ª: 5ª posição: em avant ou para frente na qual os braços arredondados são levantados na frente do corpo.
: 5 ª posição: em haut ou para cima na qual os braços arredondados são levantados acima da cabeça.
FRANCÊS
Posição preparatória ou braços em repouso. Os braços são ligeiramente arredondados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos nas coxas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo. Corresponde ao Cecchetti quinta posição em avant.
2ª posição: os braços são mantidos afastados dos lados como na posição Cecchetti.
3ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto  o outro é mantido para um lado. Também denominado Brás em attitude. Corresponde à quarta posição em haut do método Cecchetti.
4ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é curvado na frente do corpo.
5ª posição: ambos os braços são curvados acima da cebça como na quinta posição em haut. Esta posição é também chamada Brás em courvonne.
VAGANOVA
Posição preparatória: braços curvados e mantidos na frente do corpo. Corresponde à quinta posição Cecchetti em bas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo no nível de estomago. Corresponde à quinta posição Cecchetti em avant.
2ª posição: braços flexionados para os lados, cotovelos ligeiramente arredondados, com o antebraço, do cotovelo até o sulco, no mesmo nível do cotovelo.
3 ª posição: braços em círculo acima da cabeça correspondem a quinta posição Cecchetti em haut.
Pernas e Pés:

As cinco posições: Definidas pelo francês Pierre Beauchamps, elas descrevem o começo ou o fim obrigatório de todos os passos, além de estarem intermediando as demais marcações. 


Na 1ª posição os pés devem estar en dehors (abertos) , calcanhares se encontrando (se você for iniciante, e não consegue juntar os calcanhares, pode afastá-los um pouco); a cava do pé deve estar para cima (borda externa do pé toda no chão). Os braços ficam abaixo da altura do seio à frente, arredondados.

Na 2ª posição os pés devem ficar mais distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro; a cava do pé continua para cima e a base do pé firme ao chão. Os braços agora continuam arredondados, só que abertos para os lados. Eles não devem ultrapassar dos ombros. Cuidado! A mão segue a linha do braço. Não deixe a mão caída. Fica muito feio.

Na 3ª posição é menos utilizada que as outras, e menos conhecida também. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna de base “colado” atrás do calcanhar calcanhar da perna à frente. O braço da perna de trás deve estar arredondado e baixo ou à frente do tronco, enquanto o braço da perna da frente fica aberto como o braço da segunda posição, sem flexionar o corpo para o lado do mesmo, podendo este ser diferente.

A 4ª posição se assemelha à terceira, mas os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. Os calcanhares tem que se encontrar em linha, ou então, se você já consegue, a ponta do pé da perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. A preocupação na quarta posição é para que o pé não fique “torto”, então deve-se mantê-lo bem aberto (isso se deve à colocação da coxa bem en dehors), seguindo o princípio da cava do pé das outras posições. O braço da perna de trás deve ficar levantado e arredondado, ligeiramente mais à frente que a cabeça, enquanto o braço da perna da frente fica aberto para o lado da perna, arredondado.

A 5ª e última posição mostra-se como uma das mais difíceis juntamente com a quarta, pois deve-se manter os pés o mais aberto possível, e as coxas às vezes impedem isto. Nela, a ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a outra. Os dois braços devem erguer-se de forma arredondada igualada, mantendo-se sempre ligeiramente à frente da cabeça e as mãos a uma distância mais ou menos de 3 a 4 dedos.

O post ficou grande, mas vale a pena conferir.
Espero que gostem.
Um beijo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

The Billy Elliot

Olá!!
Agora com mais tempo, vou tentar postar pelo menos uma vez na semana ou mais.
Hoje vou falar de um filme muito bacana, " The Billy Elliot" a história é linda e quebra um tabu sobre a orientação sexual dos bailarinos. 
Um garoto de família humilde que treina box acaba se deparando e se apaixonando pela dança, contra a vontade do pai, ele vai atrás de seu sonho. Passado alguns anos Billy faz uma linda apresentação e conta com a presença do pai e do irmão na platéia.
É lindo!
Quem não assistiu ainda, vale a pena conferir.
Super beijo.

segue um vídeo pra vcs, é fantastico!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Facebook

Galera, criei uma fan page no facebook.

Um beijo.

VOLTEI!!!

Olá queridas (os)!


Nossa quanto tempo eu não venho aqui postar pra vcs. Minha vida esteve uma correria ano passado, então o meu último post foi sobre a revista que sai.


Em agosto, voltei de vez para o ballet, com minha antiga professora Ana Curcelli na Sala de Dança, um lugar maravilhoso, com ótima estrutura que amei dançar e fazer as aulas.
É uma escola de danças, não tem aulas só de ballet, vale a pena conferir. Fica pertinho do metro Ana Rosa.


No final do ano, dancei ballet com minhas alunas do maternal na escola em que estava trabalhando (lembrando que, eu não sou professora de ballet, e sim de educação infantil), juntando o útil ao agradável, fui convidada a dançar com as meninas, já que sou uma meia-bailarina..rs..


Foi emocionante! Dancei com as meninas a música Balé do Palavra Cantada.


Seguem algumas fotos do espetáculo, espero que gostem...


Um beijo.