domingo, 24 de maio de 2009

Eu fui ver GISELLE!!!


O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet e tendo a prestigiada Alicia Alonso como fundadora e primeira bailarina, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais, que até hoje, são dirigidos pela Diva do ballet - que inclusive estará no Brasil para esta turnê.O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959, quando passou por um novo programa cultural, com a contratação de novas bailarinas, coreógrafos, professores e outros profissionais do setor. A partir daí, apresentou crescimento e reconhecimento vertiginoso, tornando-se famoso além das fronteiras de Cuba.Desde o princípio, o Ballet segue a tradição romântica e clássica, concedendo aos coreógrafos a possibilidade de trabalhar com clássicos como "Giselle" e "O Lago dos Cisnes", além de repertórios mais modernos como Petruschka, por exemplo.O Ballet cubano traz uma sensualidade latina indescritível, fruto da mistura de raças e culturas presentes no país. A veia caliente dos bailarinos cria um clima especial, com passos leves, cheios de paixão e de uma grandiosa beleza. Paralelamente a uma intensa programação em seu próprio país, onde conseguiu projetar socialmente sua arte entre as classes mais populares, o Ballet Nacional de Cuba desenvolve anualmente uma turnê internacional, passando pela Europa, Ásia e Américas, recebendo elogios de críticos renomados em todo o mundo.


Giselle


Esse ballet da era romântica e que emociona qualquer um que é louco por ballet! Foi dançado primeiro em Paris em 1840 no qual em seu primeiro ato é representado pela jovem camponesa que se apaixona por Abrecht que fica disfarçado em ser um camponês no qual era noivo da princesa do reino. Giselle ao descobrir entar em estagio de loucura e acaba morrendo!No segundo ato Giselle é recebida por Willis que também foram jovens noivas que morreram enganadas pelo amado! Myrtha que é a rainha das Willis ordena que Giselle faça o Abreth dançar até morrer ,mas o amor de Giselle fala mais alto e ela não cumpre e impede a Myrtha de o mata-lo. Ao soar meia noite é hora das Willis irem e Giselle também deixando o seu amado e perdoado e dizendo sempre que eternamente sempre o amará!...



Minha professora de ballet me ligou convidando para assistir com ela, já que havia ganhado dois ingressos, claro que aceitei o convite e fiquei feliz da vida. Foi maravilhoso, eu amei!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Polina Semionova!



Polina Semionova, nasceu emMoscou em 1984, é uma principal bailarina do Ballet Staatsoper de Berlim. Ela é considerada como uma Prima Ballerina, é uma das mais jovens bailarina a alcançar este tipo de reconhecimento. Estudou na Escola do Bolshoi em Moscou, Russia, ganhou vários prêmios nas competições de ballet, incluindo uma medalha de ouro no Concurso Internacional de Ballet de Moscou de 2001, Primeiro Prêmio no Concurso Ballet Vaganova-Prix 2002, em São Petersburgo, e Junior no Prêmio do Concurso Internacional de Ballet de Nagoya (Japão) 2002. Graduou-se em 2002, foi convidada por Vladimir Malakhov para fazer parte da Cia de Ballet Staatsoper de Berlim, tornando-se com 18 anos de idade a mais jovem principal bailarina na história da Cia .



Ela é demaisss.." quando eu crescer quero dançar como ela.."



na primeira foto em A Bela Adormecida, num Attitude,
na foto ao lado no mesmo espetáculo com Vladimir Malakhov.

A Professora de Ballet



Resolvi postar sobre um assunto sério que é a professora de ballet.


Em primeiro lugar temos que tomar muito cuidado com isso, pois temos que ter uma professora que tenha formação específica, que tenha experiência e que goste realmente do que faz, dar aulas!!!!!!


Não é fácil ser professora, sei disso pois sou uma, só que dou aulas para crianças o que exige paciência e muita dedicação. Acredito que para a professora de ballet é a mesma coisa, pois muitas alunas nunca fizeram aulas, ou apresentam dificuldades, então cabe a professora auxilia-la para que seus objetivos sejam alcançados.


Algumas amigas que fazem ballet comigo, comentaram sobre o que passaram diante de professores sem competência, paciência e que fizeram ela se sentirem muito mal em aulas, que quase desistiram do seu sonho por conta disso.


Acredito que fui privilegiada, pois minha professora é única, é muito competente, fofa, inteligente ( demais ), explica todos os passos nos minímos detalhes (incluindo a anatomia do corpo), é mega paciente, carinhosa, atenciosa, dedicada e amiga. Fazemos encontros de bailarinas, assistimos filmes sobre ballet, vamos a espetáculos etc.



Ana Maria Curcelli
Ana Curcelli é professora e intérprete-criadora formada no curso superior de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Sua formação é multi-disciplinar baseada em ballet clássico, dança contemporânea e técnicas de educação somática.


Ana já dançou em outros países como Austrália e Estados Unidos ( acho que são esses).


Sou muito feliz por te-la como professora, pois a cada aula que passa sinto-me mais e mais realizada, mais feliz...Obrigada por td.




sábado, 2 de maio de 2009

ALONGAMENTO!


Cada um difere de todos os demais no que se refere a força, resistência, flexibilidade e temperamento, porém, se você conhecer o seu corpo e as necessidades que o animam, será capaz de desenvolver seu próprio potencial. Atualmente, milhões de pessoas estão descobrindo os benefícios do movimento.Os alongamentos são elos importantes entre a vida sedentária e a ativa. Mantém os músculos flexíveis e ajudam aconcretizar a atividade vigorosa, sem tensões indevidas.São muito importantes para pessoas que correm, andam debicicleta, dançam ou fazem outros exercícios desgastantes, pois, atividades como estas causam tensões einflexibilidade. Os alongamentos ajudam na prevenção de lesões comuns, tais como, distensão de canela,inflamação do tendão de Aquiles em corredores, e ombros e cotovelos doloridos, nos tenistas. É bom saber que os alongamentos são fáceis, mas quando feitos de forma incorreta, podem fazer mais mal do que bem.


Técnicas Corretas

Não é preciso forçar os limites, não deve ser uma questão de competição ver até onde consegue se alongar.Os alongamentos devem ser feitos sob medida, conforme a estrutura muscular, a flexibilidade, e de acordo com osdiversos níveis de tensão. O ponto chave é a regularidade com o relaxamento. A redução da tensão muscular promove movimentos mais soltos, e não um esforço concentrado para conseguir total flexibilidade, que frequentemente conduza superestiramentos e a lesões. Fazer alongamento não provoca lesões, é algo pacífico, suas sensações sutis erevigorantes permitem a sintonia com os músculos. Não é preciso submeter-se a disciplinas, fazer alongamentos proporciona liberdade. Mas é necessário que se pratique devagar, especialmente no início. Comece de leve e seja constante. Afinal, não há como entrar em forma no primeiro dia.Todos podem fazer alongamentos, independente da idade ou flexibilidade. Não é necessário estar no ponto máximo de condição física, nem possuir habilidades atléticas.Se você tiver sofrido algum problema físico, uma cirurgia nas articulações e músculos, ou se vier de inatividade ou vida sedentária, é bom consultar um médico antes de começar um programa de exercícios ou alongamento.


POR QUE FAZER?

Reduz as tensões musculares e dão a sensação de um corpo mais relaxado. Servem de benefícios para a coordenação. Aumentam o âmbito de movimentação. Previne lesões como distensões musculares, pois um músculo alongado resiste mais às tensões. Facilita as atividades de desgaste como corridas, tênis. Desenvolve a consciência corporal e aprende a se conhecer. Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais. Ativa a circulação. É gostoso, é bom!


fonte: revista Você e a Dança


Nas aulas de Ballet que eu frequento, fazemos um alongamento no inicio da aula, envolvendo o corpo todo, desde o pescoço, vertebras, costelas, pernas e pés. Eu particularmente me sinto "solta" quando faço esses movimentos que minha professora ensinou, fico mais "relaxada" e pronta pra dançar. Depois dos exercícios na barra temos o centro, onde novamente alongamos, com os espacates, em paralelo, borboletas e sapinhos. Eu particularmente acho que tenho uma grande facilidade em alongamentos, porém tenho que tomar muitos cuidados para não me lesar como já aconteceram duas vezes...e ainda sinto um pouco minha virilha esquerda.....

Algumas vezes minha professora faz esses alongamentos em dupla, no qual uma ajuda a outra, é bem legal. Teve aulas tbm de puro alongamento...que eu gosto muito tbm..mas falando sério..eu prefiro dançar!!!!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Changements


Ballet é a dança mais complexa que existe. Seus movimentos que não se limitam somente ao chão, explora também o ar em saltos surpreendentemente belos. O preparo necessário para a execução de cada movimento, a graciosidade dos bailarinos misturadas a força é o que dá toda a grandeza dessa arte doce e forte.

Changements de pieds - Troca de pés. Passos saltitantes na quinta posição onde os pés são trocados no ar.

Estou com muuuuitaaaaas dificuldades nesses saltos. Meu plié sai torto, meu calcanhar bate muuuito forte no chão e até dói, não estou conseguindo fazer o movimento correto de meia ponta, e depois fora do ar, e meia ponta e plié....aiiii não sei o q faço......

Me ajudemm!!!

Quem puder me dar dicas, eu vou agradecer muuuito.