sábado, 14 de março de 2009

O Plié....


Já tem quase 9 meses que entrei para o mundo do Ballet Clássico...e diante todos as passos aprendidos, repetidos e treinados em cada aula começam a surgir a consciência do que realmente estamos fazendo.

Minha professora e eu temos percebido que o meu PLIÉ está precisando de uns reparos........


O Plié.

Plié quer dizer dobrado, flexionado.
O plié estica e descontrai os músculos das pernas, tornando-os elásticos e preparando-os para os exercícios seguintes. Os exercícios de balé sempre começam com plié.
O demi plié é para a dança o que as vogais são para as palavras. Pliés e demi pliés malfeitos podem afetar seriamente a cartilagem dos joelhos e estragar a carreira de uma futura bailarina.
Plie, que significa dobrar, é uma ordem de comando para se dobrar o joelho da perna de sustentação em qualquer movimento e a qualquer momento; neste caso o plié também pode ser chamado de Fondu.
Demi plié = Meia flexão ou pequena flexão
Meia flexão das pernas.
Cada vez que o joelho dobra, ele deve dobrar até o fundo, isto é , o máximo possível, fazendo-se força no músculo das coxas para não deixar o joelho cair para frente, forçando-se ao máximo o tendão de Aquiles e mantendo o calcanhar totalmente no chão.


Tá ai....não estou conseguindo chegar ao meu máximo....minha professora diz " Fe investe no Plié" porque está bem dificil fazer os saltos, porque meu calcanhar não está encostando totalmente no chão. Então tenho treinado muito, dobrando até o fundo, forçando ao máximo meu tendão de aquiles.....

Acho que isso é bem bom quando acontece com a gente, porque é dai que surge a consciência do que estamos fazendo, dos movimentos certos ou errados e de cada parte do corpo....