segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

" En Dehors"




"En Dehors" Quem faz Ballet escuta muito essa palavra durante anos....Pesquisei na Wikipédia para saber o que significa:


En dehors é uma expressão francesa que significa "para fora".



Ballet:
O "en dehors" utilizado no ballet clássico tem uma origem antiga: costuma-se dizer que o primeiro registro sobre o "En dehors" está num escrito de Cesare Negri de 1530 chamado "Nuova inventioni di balli" em que ele aconselhava usar pernas e joelhos esticados e os pés virados para fora a fim de proporcionar mais estabilidade, pois os bailarinos da época usavam grandes e pesados figurinos.
Foi Pierre Beauchamps, diretor da Academia Real de Dança nomeado por Luís XIV, que codificou as cinco posições de pés usados no ballet clássico atual
.



Anatomia
Anatomicamente, En dehors é uma rotação externa do fêmur na fossa do acetábulo e os músculos responsáveis por esta rotação são o sartório, o ilio-psoas, o glúteo máximo e uma porção do bíceps femoral.
Ou seja,
en dehors (rotação externa dos membros inferiores).





Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/En_dehors"

Sonhos de uma Bailarina.




Sonhos De Uma Bailarina
Amanda Barros
Composição: Silvinho Vaz


Quero ver você assim solta no ar
Roda bailarina, gira menina
Procura teu lugar que vai começar
Vai começar
Dança menina crescida
Que hoje já é grande
Mostra pra esse povo quanto já viveste
Com teu dançar ....



Sem querer achei essa linda música pelo site do terra...postei pra vcs conhecerem..tem td a ver né?!!!

Técnica Básica.


“A fonte da estabilidade localiza-se na coluna”, observa Vaganova em seu livro, "Os princípios básicos do Ballet Clássico". Faz-se necessário acentuar que, para a estabilidade do corpo, o ponto vital será a consciência (percepção) exata da porção estreita das costas localizada precisamente na região da 5a vértebra lombar. Pouco a pouco vão se desenvolvendo músculos pequenos, mas fortes, na citada área, os quais vão ajudar o bailarino a manter o corpo em equilíbrio enquanto dança. Esta porção das costas deve ser sentida como se “puxada para cima” enquanto os ombros permanecem naturais e livremente relaxados. Ombros tensos ou erguidos impedirão que as costas se mantenham na posição correta. Costas bem trabalhadas proporcionarão ao bailarino perfeita colocação tanto nos exercícios da barra, como nos de centro, bem como nos adágios, em todo o tipo de “tours” (movimentos giratórios no chão e no ar), em saltos e passos na ponta. A par disso, a possibilidade de usar adequadamente as costas ajudará a tornar o torso expressivo, e aí reside um dos princípios de maior importância do método de Vaganova. A expressividade da dança reside nas passagens harmoniosas de uma posição (pose) a outra durante as quais o torso curva-se facilmente enquanto a estabilidade do corpo é mantida nos exercícios da barra e do centro, adágio alegro, obedecendo à criatividade emanante de cada coreógrafo. A habilidade no controle do torso auxilia não apenas melhorar todo o complexo dos elementos da dança e conseqüentemente dominar sua técnica, como também (e isto é de grande importância) assegura uma “performance” (desempenho) artística de alto nível. A maneira a qual o torso é mantido durante a dança está intimamente relacionada à posição dos braços.

Ana, acredito que é isso que vc quer dizer qdo diz pra gente " crescer pra cima"???!!!!!

( nessa foto temos atitidi, plié, developé e atitidi )

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Bailarina.



Faz exatamente 8 meses que faço aulas de Ballet....Um sonho??????Sim um sonho que está sendo concretizado em cada aula, em cada novo passo, em cada objetivo alcançado....Fácil??? Nãoooo...o ballet não é fácil não, exige muito de si, muita disciplina, postura adequada, técnica, força....Nunca tinha feito aulas de ballet antes e quando decidi fui atrás de várias academias, até achar a Ana, minha professora. Nesse tempo, conheci muitas meninas, e a maioria com mais idade que eu, que também estavam começando a dançar e outras que haviam feito aulas quando crianças e estavam ali voltando. Com a idade o nosso corpo não responde prontamente, é necessário muito alongamento e muita vontade realmente de aprender.Por isso procurei o Ballet, não para ser uma profissional, mas sim por me realizar fazendo o que eu mais amo.....DANÇAR!!!

Ballet Adulto




Geralmente, quando se pensa em ballet, vem logo à mente a imagem de uma bailarina jovem e esbelta, esbanjando leveza e graciosidade em suas piruetas pelo ar. A gravidade simplesmente parece não existir para elas. Mas, quem disse que para ficar na pontinha dos pés é preciso ter menos de 20 anos?
Longe de ser uma dança voltada apenas para garotas de ´tutu´ cor-de-rosa e esvoaçante, o ballet é uma atividade praticada por muitos adultos. E, antes que passe por sua cabeça outras idéias é melhor ir procurando outra desculpa para não dançá-lo. Mulheres e homens das mais diversas faixas etárias, com ou sem experiência, vêm descobrindo na maturidade os prazeres dessa arte renascentista, que preza pela suavidade e equilíbrio entre corpo e mente.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Formulário de Contato

Deixe aqui seu nome e e-mail para receber novas postagens do blog.